palavralada
Jogo poético interativo em que a fisicalidade virtual das palavras, sons e imagens são investigadas como significados e formas.
Nesse amplo ambiente imersivo estão dispostas letras tridimensionais que formam blocos poéticos que podem ser ativados pelo leitor/jogador, alterando suas cores, formas, dinâmicas e sons.
Criado por Arthur Moura Campos em parceria com a DIVE realities, "palavralada" é a continuidade de uma pesquisa sobre poesia em plataformas tridimensionais interativas.
Como exemplo desse trabalho temos SAÍDA game , projeto premiado pela na mostra virtual Sala Compacta (Museu de Arte de Goiânia, 2021) e Prêmio de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça (Funarte, 2021).
O trabalho — que oferece tradução em libras e pode ser acessado por computador, celular e/ou óculos de realidade virtual — conta a história desse universo singular em que tudo é construído por palavras:
“Essa terra não foi descoberta, foi inventada
Na antimatéria dessa massa imaginária
Várias letras já existiam antes do tudonada”.
A vida nesse ambiente era marcada pelo movimento das letras, mas foi congelada por uma “nuvem-nave” que imobilizou essa pulsão e deteve o fluxo vital. O jogador deve ajudar a “despertar esses cacos perdidos” e a retomar a energia que ainda persiste nesse mundo, embora dispersa.
Assim que adentramos a atmosfera desse espaço, nos deparamos com uma plataforma que flutua em um cenário rodeado por cinco arquiteturas diferentes e com missões particulares. Em cores, sons e formas próprias, cada uma das cinco sílabas de palavralada nomeia as tarefas que compõem a experiência.